Carpina anuncia a programação do São João de olho na economia local

Expectativa do Governo Municipal é de turbinar a geração de renda durante o evento. Município mantém a marca de realizar a festa junina mais importante da Mata Norte

A tradição do São João de Carpina é a grandiosidade. Com oito dias de atrações. a festa terá a participação de nomes expressivos da música nacional. O destaque fica por conta do cantor Wesley Safadão, dono dos maiores sucessos do forró universitário. Ele sobe ao palco do Pátio de Eventos no dia 28 de Junho, encerrando as festividades juninas no planalto pernambucano. Além de Safadão, passarão pela festa a cantora Márcia Felipe, Jonas Esticado, Mano Walter, Gabriel Diniz e outros artistas. A prefeitura de Carpina divulgou nesta segunda-feira(17) a grade de programação, que também contemplará  polos descentralizados voltados para as quadrilhas juninas e cultura popular.  O prefeito Manoel Botafogo, acompanhado pelo deputado estadual Vinícius Labanca, destacou a parceria com o Governo do Estado e a iniciativa privada para a realização do evento.

Botafogo disse que o município, mesmo com a aguda crise econômica, tem condições de realizar a festa e não poderia perder a tradição de fazer o melhor São João da Mata Norte. “Eu acredito muito na capacidade que essa festa tem de gerar renda, emprego e de movimentar a economia da cidade. Porque, vejam, nessa situação de crise o pequeno ajuda o grande. A pessoal que come o  cachorro-quente, ajuda o outro a comprar no grande supermercado e isso movimenta a roda da economia. Por isso, eu acredito no potencial do São João de fazer as pessoas fazerem negócios”, disse o prefeito Botafogo, otimista com os números da festa.

Mais de 100 barraqueiros estarão comercializando seus produtos no complexo do Parque de eventos, garantindo atendimento ao público visitante. Estima-se que 100 mil pessoas participem do evento durante os oito dias de festa, trazendo uma movimentação de cerca de R$3.000.000,00 (três milhões de reais) ao comércio e estimulando o turismo local. O setor hoteleiro está com a expectativa de esgotar as reservas, sobretudo no última dia, com a apresentação de Wesley Safadão.

O prefeito ainda mencionou que o município  não pode perder a tradição de realizar um São João de grande  porte. Além do Parque de Eventos, que receberá as atrações mais badalas da música brasileira, a cidade também terá polos alternativos, como Polo Pé de Serra e Bairro novo, nos quais os artistas locais realizarão  apresentações musicais, dança com boneca e a participação de repentistas, poetas, bacamarteiros e mamulengos. Nas escolas, além destas atrações, terão também o brilho das quadrilhas juninas durante todo o festejo.  “Já tive a oportunidade de governar a cidade em outros momentos e nunca fizemos uma festa menor do que essa” , declarou o prefeito.

 

Em coletiva, deputado Vinícius Labanca e prefeito Manoel Botafogo explicam o efeito do São João na economia de Carpina.Em entrevista exclusiva ao radialista Francisco Júnior, deputado Vinícius Labanca e prefeito Manoel Botafogo explicam o efeito do São João na economia de Carpina.

A divulgação dos detalhes do São João foi concedida ao radialista da Nova Carpina FM, Francisco Júnior. O deputado estadual Vinícius Labanca(PSB) participou da entrevista e comentou as críticas à contratação do show de Wesley Safadão. Para o parlamentar, o desejo da maioria e o impacto do show na economia local justificam o pagamento do maior cachê de artistas do gênero no Brasil. “Safadão é adorado por 99% da população brasileira, atrai um público de outras cidades e até de estados vizinhos. Carpina ficará pequena nesse dia. O retorno desse investimento é óbvio. Muita gente vai se hospedar, vai consumir e vai fazer girar a economia local. Há um retorno, com certeza, maior do que será investido”, ponderou o deputado.

Labanca ainda destacou a colaboração do Governo do Estado na realização do evento. “O Governador Paulo Câmara foi parceiro dessa iniciativa. Nos disse que a situação não está fácil, que a crise tem dificultado  qualquer tipo de investimento e que era necessário cuidar do mais emergencial, sobretudo depois que as cidades da mata sul foram atingidas pelas chuvas. Mas ele manteve a parceria e a força de realizar um grande São João na Mata Norte”.

Com esta edição, Carpina se solidifica como a cidade que promove o maior São João da Mata Norte, mobilizando cidades vizinhas e turistas de outros estados. Confira, logo abaixo, a programação completa.